Reitor do Santuário participa de Simpósio sobre Publicações Redentoristas

0

 

O reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, C.Ss.R, participou durante toda essa semana do II Simpósio de Publicações Redentoristas da URB (União dos Redentoristas do Brasil), realizado em Trindade (GO). O evento contou com a participação das unidades redentoristas de São Paulo, Goiás e Campo Grande. Estava presente também o presidente da URB, Pe. Vitor Edezio Borges.

O encontro foi marcado por formação e trabalhos em grupos de confrades, visando fazer encaminhamentos da parte prática, com o objetivo de instruir como aplicar os projetos de comunicação, produção e publicação em nossas unidades.

Na parte da formação teórica, os redentoristas foram auxiliados pelo Professor Moises Sbardeloto, que abordou sobre “Cenários da Comunicação Hoje”, e pelo Professor Claudenir Alves, que tratou do tema “Cenários do mercado editorial e desafios para a formação de novos autores”. O Simpósio ainda contou com a colaboração de dois confrades de São Paulo, Padres Ferdinando Mancilio e Fábio Evaristo, que debateram sobre “Como desenvolver a formação de novos escritores redentoristas”.

Um dos objetivos é estreitar os laços entre todas as unidades redentoristas do Brasil para valorizar os escritores já existentes e apoiar o surgimento de novos, nas diversas áreas: pastoral, espiritualidade, piedade popular, teologia moral, história, etc.

Na carta final, que será encaminhada a todas as comunidades do Brasil, acentua-se a necessidade de motivar cada vez mais novos trabalhos, publicações, começando já na formação inicial.

Conforme o documento enviado pelo padre Geral as publicações, na verdade, são uma forma de missão permanente e que, a exemplo de Santo Afonso, precisamos usar de todos os meios possíveis “a fim de colaborar para que nossa caridade pastoral para com o povo de Deus tenha eficácia evangelizadora”.