Pensamento da Novena 08/04/2015

0

Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Intenção Geral

“Pela cura da depressão e dos males da alma”

08 de abril 3º novena Pela cura da depressão e dos males da alma

Hoje estamos na terceira semana desta série de novenas, que tem como intenção geral rezar “pela cura da depressão e dos males da alma“. É importante sempre lembrar que a depressão é uma doença. Ela chega de mansinho e vai causando um distúrbio afetivo, que vem acompanhado de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, desânimo, fraqueza. Geralmente tem uma causa específica, mas em outros casos não se sabe ao certo a sua origem. Tem pessoas bem sucedidas, estudadas, com famílias estruturadas, que entram em depressão.

No Evangelho que acabamos de ouvir, os discípulos caminhavam em direção a uma cidade chamada Emaús. Eles estavam com “o rosto triste” porque Jesus tinha morrido e eles pensavam que tudo tinha acabado. Eles sentiam um dor em seus corações, um sentimento de perda, uma angustia, uma certa decepção, uma frustração.

Muitos de nós, quando passamos pela experiência da morte de um ente querido, também temos estes mesmos sentimentos: rosto triste, dor no coração, sentimento de perda, angústia, decepção. Muitos, se não procuram ajuda e superação, entram em depressão também. É preciso ser forte para saber perder. É preciso ter uma fé consistente para não olhar para a morte como FIM, mas como uma passagem para a Eternidade, algo que faz parte da vida.

Hoje rezemos por todas as pessoas que sofrem porque perderam algum ente querido. Rezemos por todos os que mantém o rosto triste e o coração dolorido mesmo depois de tanto tempo, que o ente querido partiu para o Pai. Rezemos por todas as pessoas deprimidas, angustiadas, tristes, que caminham com o rosto triste pelas estradas da vida. Peçamos que o Espírito de Deus nos livre de todos estes males. E nunca nos cansemos de pedir: rogai por nós, santa Mãe de Deus…