Pensamento da Novena 06/05/2015

0

Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Intenção Geral

“Pela cura da depressão e dos males da alma”

06 de maio 7º novena Pela cura da depressão e dos males da alma

Hoje estamos na sétima semana desta série de novenas que tem como intenção geral “PELA CURA DA DEPRESSÃO E DOS MALES DA ALMA“. Todos nós somos sujeitos aos males da alma. Fomos colocados nessa loucura encantadora, rodeados de relacionamentos, interesses, valores, bondades e maldades que se misturam numa eterna dança das relações humanas. Não tem como fugir disso. Vamos assumindo responsabilidades e decisões. Essas relações poderiam ser superficiais para serem menos agressivas. Mas quem suportaria? Até Jesus pede para ninguém ficar na superficialidade da vida, mas avançar para águas mais profundas. E avançar significa correr riscos. É um dilema no qual sempre estamos, e do qual nunca saímos sem marcas boas ou ruins. Os males da alma são resultados dessas relações. Todos nós temos marcas na alma. Algumas tornaram-se cicatrizes, outras ainda doem mesmo com o tempo passado. Aquelas que ainda doem, podem despertar outras coisas, como: medo, solidão, dúvida, ansiedade… Esses são os males da alma. As lágrimas que escorrem em nosso rosto servem para lavar os males da alma. Chorar de vez em quando faz bem. A música diz que “todo mundo ama um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega, no outro vai embora”. A vida é assim. Como você tem lidado com os males da sua alma?

Estar diante de Jesus Cristo ou de Nossa Senhora é estar diante dos dois maiores modelos que temos, de pessoas que souberam conviver com os males da alma. Tanto Jesus quanto Maria, sofreram, foram incompreendidos, tiveram decepções, choraram, sofreram. Mas os dois nunca se deixaram abater, nunca se entregaram, foram fortes, firmes, souberam vencer os obstáculos da vida, permaneceram em pé. Hoje aqui no santuário, diante de Jesus e Maria, nós queremos pedir sabedoria, discernimento, paciência, serenidade. Precisamos aprender com eles. Jesus disse no evangelho de hoje: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós!” Que nada e ninguém possa nos separar do amor de Jesus e Maria. Que nada e ninguém nos afaste desse mistério divino. Rogai por nós, santa Mãe de Deus…