Pensamento da Novena

0

Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Intenção Geral

“Com a Mãe do Perpétuo Socorro, acolher os dons do Espírito Santo”.

24 de Junho 5º novena Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Todo ano acontece a mesma coisa: chega o mês de junho e com ele a festa da Mãe do Perpétuo Socorro. O dia dela, 27 de junho, deveria na verdade ser um feriado mundial. Afinal de contas é o ícone mariano mais conhecido, mais venerado, mais louvado, mais admirado, mais amado em todo o planeta. No dia 27 de junho a terra torna-se uma ebulição de vozes de todas as tonalidades, expressões de todas as línguas, manifestações de todas as culturas se voltam para o alto apenas para dizer: obrigado, Mãe.

Nesses momentos me lembro daquela senhora que, chorando, me disse: “não sei o que seria de mim, padre, sem esse santuário”. Ou lembro-me também daquela mãe depressiva, com o filho perdido nas drogas, o marido alcoólatra, a filha desengana pelos médicos. Ou, ainda, aquela jovem que sonhava em ser mãe, ou conquistar o seu espaço na vida. Todas elas encontraram respostas olhando pra Maria.

Aquele jovem que sonhava ir bem numa prova, ou desejava encontrar um emprego. Aquele senhor que estava com problemas financeiros ou estava num problema sério de saúde. Aquela criança que, inocente, rezava pela sua família. Aquele jovem, sonhador, que se confiou à Maria. São expressões tão fortes que não conseguimos colocar neste texto.

Somos uma geração privilegiada. Há mais de 70 anos Campo Grande recebeu o ícone da Mãe do Perpétuo Socorro. Desde então somos uma cidade consagrada. Uma cidade abençoada. O manto de Maria cobre nossa capital. É por isso que na quarta-feira acontece uma verdadeira peregrinação: lágrimas, sorrisos, palmas, expressões, abraços, encontros, joelhos no chão, corações transformados… Numa só voz, queremos dizer hoje mais uma vez: obrigado, Mãe. É a sua festa, mas somos nós que ganhamos o presente. Rogai por nós, santa mãe de Deus…