Vaticano cria órgão para gerenciar comunicação na Santa Sé

0
A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções no dia 29 de junho próximo, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

Uma Carta Apostólica em forma de “Motu proprio” do Papa Francisco instituiu neste sábado, 27, um novo Dicastério da Cúria Romana: a Secretaria para a Comunicação.

“O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento das mídias digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, requer uma reformulação do sistema informativo da Santa Sé e uma reorganização que proceda decididamente rumo a uma integração e gestão unitária”, defende o Santo Padre na Carta.

Deste modo, o Papa considera que todas os organismos que até o momento se ocuparam da comunicação sejam incorporadas num novo Dicastério da Cúria Romana, para “responder sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

O novo Dicastério será composto pelos seguintes organismos: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço Internet Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo Vaticano; L’Osservatore Romano; Tipografia Vaticana; Serviço Fotográfico; Livraria Editora Vaticana.

Esses organismos prosseguem suas próprias atividades, seguindo as indicações oferecidas pela Secretaria para a Comunicação, que a partir de agora assumirá também a gestão do site institucional da Santa Sé e o serviço Twitter do Papa (@pontifex).

A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções no dia 29 de junho próximo, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano.

Responsáveis

O Papa nomeou como novo Prefeito da Secretaria o atual Diretor do Centro Televisivo Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Viganò; e como Secretário o Responsável pelo Serviço Internet Vaticano, monsenhor Lucio Adrian Ruiz. O Diretor-Geral será Dr. Paolo Nusiner, responsável pelo jornal Avvenire; o Vice-Diretor o Dr. Giacomo Ghisani, responsável pelas Relações Internacionais da Rádio Vaticano.