Papa Francisco: comunhão dos mártires une todos os cristãos

0

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum Cristão Global, que terminou nesta quarta-feira dia 4 de novembro em Tirana, na Albânia. O encontro consultivo debateu o tema “Discriminação, perseguição, martírio: seguindo Cristo juntos”, e reuniu representantes católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos e pentecostais.

“A comunhão do mártires é o maior sinal do nosso caminhar juntos”, afirmou o Papa no texto enviado ao Cardeal Kurt Koch, Prefeito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

“Penso com grande pesar na escalada de discriminação e perseguição contra os cristãos no Médio Oriente, África, Ásia e noutras partes do mundo. Este encontro demostra que, como cristãos, não estamos indiferentes ao sofrimento de nossos irmãos e irmãs”, continua a mensagem do Pontífice.

Na sua Mensagem o Papa Francisco afirma ainda que: “em diversas parte do mundo, o testemunho de Cristo, até mesmo o derramamento de sangue, é uma experiência compartilhada por católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos e pentecostais. E isso é mais forte e profundo do que as diferenças que ainda separam as nossas Igrejas e Comunidades Eclesiais”.

“Possam os mártires de hoje, das mais variadas tradições cristãs, ajudar-nos a entender que todos os batizados são parte do mesmo Corpo de Cristo, sua Igreja” – diz o Santo Padre na conclusão da sua Mensagem convidando a ver nesta “profunda verdade o chamamento para perseverar no nosso percurso ecuménico em direção a uma completa e visível comunhão, crescendo cada vez mais no amor e no entendimento mútuo”.

(RS/RB)