Milhares de peregrinos são esperados em Vigília Pró-Vida nos EUA

0

Cidade do Vaticano (RV) – Mais de 20 mil peregrinos – a maioria jovens estadunidenses – são esperados em Washington para participar da Vigília Nacional pela Vida na Basílica da Imaculada Conceição. O evento terá início nesta quinta-feira (21/1), a partir das 17h30 (hora local), com a realização de um missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, Presidente do Comitê Episcopal dos EUA em Prol da Vida.

A Vigília pela Vida recorda o 43º aniversário da decisão judicial sobre o caso Roe vs. Wade que, em 1973, liberalizou o aborto sob pedido no país. Segundo a Conferência dos Bispos Católicos, desde então, ao menos 56 milhões de abortos foram legalizados nos EUA.

Proteção à Vida, cita diretora

“É um grande incentivo ver tantos jovens orando, jejuando e marchando em prol do fim do aborto”, relatou Deirdre McQuade, Diretora Assistente de Política e Comunicações do Secretário de Atividades Pró-vida da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. “A perda dos nascituros – ressalta a diretora – geralmente devasta mães, pais e outros membros da família. E na sociedade em geral, se a vida no ventre não é protegida, então o direito à vida de ninguém está garantido.”

Segundo ela, o Jubileu da Misericórdia “nos chama a rezar por todas as pessoas vulneráveis, e pela cura dos que procuram a paz após abortos”.

Marcha pela Vida

Além das 14 horas de vigília programadas, acontece também na sexta-feira (22/1) a anual Marcha pela Vida nas ruas da capital norte-americana, que contará com a participação de católicos e membros de outras comunidades cristãs.  Nesse dia, às 7h30, acontece uma missa presidida pelo bispo de Petersburgo, Dom David Zubik, que encerrará também a Vigília Nacional pela Vida. (PS)

Por Rádio Vaticano