Pensamento da Novena – 15-06-2016

0

Intenção Geral: “Rezando com a Mãe do Perpétuo Socorro”.

AS VULNERABILIDADES HUMANAS

 

FRUSTRAÇÃO

Hoje estamos na segunda semana dessa série de novenas, onde estamos rezando “pela cura das vulnerabilidades humanas”. Vulnerabilidades são as principais dificuldades mentais ou emocionais, vivenciadas ao longo da vida. É aquilo que nos deixa vulneráveis. Na semana passada falamos sobre a PRESSA, que causa tantos transtornos em nosso dia a dia. Hoje nosso tema é a FRUSTRAÇÃO.

 

Frustração é o sentimento que ocorre quando algo que era esperado, não acontece, ou seja, quando as coisas não saem como você tinha planejado. Na verdade é o espaço entre aquilo que planejamos e aquilo que realmente acontece. A frustração também pode ser encarada como decepção, desapontamento, desencanto, desilusão, sensação de incapacidade. Como tudo na vida nunca depende somente da gente, todos nós podemos nos frustrar mais ou menos vezes, depende das circunstancias. Mas todos nós passamos por esses momentos.

 

Para não sofrer com isso, é preciso criar certa estrutura emocional capaz de dar suporte quando esses momentos acontecem. Esse suporte passa, por exemplo, pelo fato de sermos mais realistas com nossos projetos; em não colocarmos excesso de expectativas naquilo que planejamos e nem nas pessoas que nos cercam; em sermos mais flexíveis conosco mesmos; em termos mais paciência com nossa história de vida; em olharmos as coisas de modo mais positivo; em aprendermos a colher frutos bons inclusive dos fatos não muito belos da vida.

 

A frustração, quando bem elaborada, ajuda na superação de nossos próprios limites. Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem: “faça do limão uma limonada”; ou, “faça das pedras do caminho uma escada para o seu sucesso”. Na verdade quem pensa assim está aprendendo criativamente a lidar com as frustrações. Porque se não formos criativos e serenos diante dos desafios, eles nos deprimem e causam longo stress emocional.

 

Nessa novena de hoje, vamos pedir de Deus a graça da serenidade, da paciência, da capacidade de superação. Que o Espírito Santo esteja em cada um de nós, iluminando a nossa vida, para sermos fortes e perseverantes. E que a Mãe do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora, nos cubra com seu manto sagrado, e nos dê forças para caminhar.

 Rogai por nós, santa Mãe de Deus…