Pensamento da Novena – 13-07-2016

0

 

Intenção Geral: “Pela cura das vulnerabilidades humanas”.

 

Hoje estamos na 6ª novena de nossa série, que tem como intenção geral “pela cura das vulnerabilidades humanas”. Já refletimos sobre a pressa, as frustrações, a solidão e a ansiedade. Hoje estamos falando sobre a RAIVA.Importante lembrar que a raiva é um sentimento que nasce dentro da gente e provoca consequencias emocionais, psicológicas e físicas. Pode ser passsageiro ou prolongado. Pode ser traduzido também por fúria, ira, ódio e rancor.

 

O que mais gera raiva é a nossa incapacidade de controlar uma pessoa, uma situação ou a nós mesmos. Por isso, quando sentir raiva, pergunte-se: “o que estou querendo controlar?” ou “Do que eu perdi o controle e me deixou assim?” Depois de detectar a origem da sua raiva, é preciso enfrenta-la, olha-la de frente; depois canalize para algo positivo, uma atividade física, ouvir uma música relaxante, fazer uma caminhada no parque; por fim, não desconte a sua raiva em ninguém. É um sentimento seu. Trabalhe a sua raiva sem ferir os outros. Sempre digo que a raiva é como uma panela de pressão. Se você não cuida o clima vai esquentando, vai acontecer uma explosão e o desastre será certo.

 

A raiva pode também trazer doenças. A pesquisadora Janice Willians, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, estudou durante seis anos o comportamento de 13 mil homens e mulheres com idade entre 40 e 65 anos. As pessoas com alta tendência à raiva, que se irritam com frequência, possuem três vezes mais possibilidades de sofrer infarto que as pessoas que enfrentam a vida com mais tranquilidade. Significa dizer que o sentimento frequente de raiva é tão ruim para o coração como fumar, comer muita gordura saturada, ou não fazer exercício físico. Pode também causar distúrbios no aparelho digestivo, sem dizer que pode ser considerado um desequilíbrio psicológico. Uma pessoa raivosa espanta todos e ninguém tem prazer em ficar perto.

 

Nessa novena de hoje vamos pedir à Mãe do Perpétuo Socorro que nos ajude a ser mais equilibrados e a curar essa doença em nosso coração. Que a Mãe nos ajude a purificar nossos sentimentos e emoções. Seja forte, deixe o Espírito Santo agir em sua vida, para te libertar para uma vida saudável, em paz e feliz.

 

Rogai por nós, santa Mãe de Deus…