Pensamento da Novena – 27-07-2016

0

Intenção Geral: “Pela cura das vulnerabilidades humanas”.

 AS VULNERABILIDADES HUMANAS

Hoje estamos na 8ª novena de nossa série, rezando “pela cura das vulnerabilidades humanas”. Já refletimos sobre pressa, frustrações, solidão, ansiedade, raiva e preconceito. Hoje o tema é PERFECCIONISMO.

O perfeccionismo é um distúrbio neurótico no qual a pessoa sempre sente insatisfação com seu desempenho. O perfeccionista vive a partir de uma escrupulosidade, obstinação, rigidez excessiva, que prejudica sua saúde emocional. Pode até se tornar um transtorno de personalidade.

Ser perfeccionista é ter a convicção errônea, a certeza, de que somente será aceito como pessoa se for perfeito no que faz. E tentar ser perfeito é uma maneira de se proteger das criticas, da rejeição e desaprovação dos outros. Para atingir isso, é detalhista e gosta das coisas bem feitas. Tenta controlar tudo a sua volta e deixar tudo sempre em ordem. A vida de um perfeccionista é estruturada por regras bem rígidas, medo de errar e uma insatisfação constante. No trabalho é eficiente e responsável, mas poucas pessoas sabem o quanto ele sofre.

O perfeccionismo controlado pode ter seus fatores positivos, por exemplo: por ter normalmente grande qualidade, trabalhos vindos de perfeccionistas normalmente são os melhores, os mais bem feitos. Raramente uma pessoa dentro deste quadro fracassa. O aspecto negativo disso é que exige uma grande carga emocional e física, por sempre buscar a excelência.

Como temos falado sempre, na vida tudo o que vem em excesso é que faz mal. Ser caprichoso e zeloso naquilo que faz, é muito bom e mostra a sua dedicação. Quando isso foge ao controle e torna-se obsessão, causa problemas. Peçamos hoje à Mãe do Perpétuo Socorro, que ela nos ajude a sermos pessoas equilibradas. E que, sendo mais equilibrados, possamos viver com uma qualidade de vida que nos torne pessoas felizes e realizadas. No fundo, é isso que interessa. A vida é muito preciosa para ser desperdiçada com coisas que não valem a pena. Rogai por nós, santa Mãe de Deus…