Pensamento da Novena 10-08-2016

0

Intenção Geral: “Para resgatar em nós os valores cristãos”

O mundo vive uma crise de valores sem precedentes. Vivemos uma confusão onde muitas pessoas chegam a dizer que não sabem mais o que é certo e o que é errado. Muitos pais quase se desesperam porque não sabem exatamente como lidar com os filhos adolescentes e jovens. Há um conflito de gerações que muitas vezes levam a desdobramentos desastrosos.

Nós fizemos uma pesquisa no site do santuário sobre qual seria o melhor tema para esta série de novenas que está começando hoje e vai terminar no dia 05 de outubro. Das centenas de pessoas que responderam à pesquisa, 52% pediu que refletíssemos e rezássemos “Para resgatar em nós os valores cristãos” que estamos perdendo.

Você pode até se perguntar: mas porque resgatar os valores cristãos? Porque Jesus Cristo continua sendo a única referencia de valores que temos. É Ele o centro do mundo cristão. Se no Brasil quase 90% da população é crista (entre católicos e evangélicos), então somos uma sociedade que tem Cristo como referencia. O censo do IBGE de 2010 apontou que 64% da população brasileira é católica (isso dá cerca de 123 milhões de brasileiros católicos), mas existem também 22% de protestantes (cerca de 42 milhões distribuídos entre os evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais). Todos cristãos. Ou seja, Cristo continua sendo a nossa maior referencia enquanto religião, cultura e sociedade.

Mas se essa grande massa de milhões de cristãos está confusa, perdida, desanimada, é porque perdeu a referencia. Deixou de olhar para Jesus como Caminho, Verdade e Vida, e começou a olhar para outros valores, maléficos e destruidores da vida e da sociedade. E nessa distração, se perdeu.

É sobre isso que vamos falar aqui durante as próximas nove quartas-feiras. Vamos pedir a intercessão de Nossa Senhora e a força do Espírito Santo para que eles nos ajudem a resgatar os valores que realmente nos conduzam à vida, à felicidade, à realização plena.

 

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus…