Pensamento da Novena – 24-08-2016

0

Intenção Geral: “Para resgatar em nós os valores cristãos”.

 

PENSAMENTO

Hoje estamos na terceira semana desta série de novenas que tem como intenção geral, rezar para resgatar em nós os valores cristãos. Um dos valores importantes que precisamos resgatar é o respeito pelo outro. Muitas vezes julgamos pela aparência, pela condição social, pela raça ou apenas por aquilo que ouvimos falar. Isso é pré-conceito.

No evangelho que acabamos de ouvir, vimos uma cena que reflete isso. Filipe e Natanael estavam conversando. Filipe disse que tinha visto Jesus de Nazaré e Natanael ironizou dizendo “De Nazaré pode sair coisa boa?” Essa pergunta de Natanael reflete um preconceito com a pessoa e com a cidade de Nazaré, além de duvidar da informação dada por Filipe. É uma atitude preconceituosa, prepotente e desrespeitosa.

Jesus, então, não deixa isso sem resposta. Ele olha para Natanael, que vai se aproximando, e diz ironicamente: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Ou seja, Jesus deixou Natanael sem graça e sem resposta, depois de pegá-lo destilando maldades e fofocas. Jesus conhece o nosso pensamento e o nosso coração: o que será que Ele tem visto dentro de nós?

Peçamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que ela nos dê a graça de sermos pessoas mais respeitosas, humanas e menos maldosas. Que possamos ser como Nossa Senhora: falar menos e ouvir mais. Esses são valores que precisam ser resgatados em nossas relações humanas. Rogai por nós, santa Mãe de Deus…