PENSAMENTO DA NOVENA 14-09-2016

0

Intenção Geral: “Para resgatar em nós os valores cristãos”.

 PENSAMENTO

Hoje estamos na sexta semana da novena, rezando para resgatar em nós os valores cristãos. Hoje a Igreja celebra a EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ. Antes de Jesus, a cruz era sinal de condenação, morte, pecado. Depois que Jesus foi crucificado, a Cruz ganhou um novo significado: fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e a maldade; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, e por isso São Paulo Apóstolo escreve: “Nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos” (1 Cor 1,23).

A festividade de hoje está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém. Uma construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado. A dedicação destas duas basílicas data do ano 335, quando a Santa Cruz foi apresentada aos fiéis. Conta a tradição que a Cruz, que havia sido encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas, mas depois foi resgatada novamente e devolvida aos cristãos.Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Santa Cruz, sede a nossa salvação!”

Na Bíblia encontramos diversas passagens fazendo referencia à CRUZ. Certa vez Jesus estava conversando com os discípulos e com o povo, quando disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz de cada dia, e siga-me!” Cada pessoa humana tem suas cruzes: problemas, desafios, enfermidades, dúvidas, dores, angustias… a vida é cheia de cruzes. Mas devemos nos lembrar também que não existe ressurreição sem cruz. Por isso, não fuja das suas cruzes, assuma, com fé, e siga em frente. É confortável ouvir de Jesus a mensagem “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e abatidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11,28). “De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”Ele veio para reunir em sua Cruz todas as cruzes da humanidade e para, com sua ressurreição, trazer vida nova para todos. Que a Mãe do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Dores, nos ensine a assumir nossaslutas, com a confiança e a fé na ressurreição e na vida nova.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus…