Pensamento da Novena – 19-10-2016

0

Intenção Geral: “Pela saúde completa: física, mental e espiritual”

PENSAMENTO

Hoje estamos na segunda semana dessa série de novenas que tem como intenção geral rezar “pela saúde completa: física, mental e espiritual”. Sabemos que a saúde humana é vista sob três aspectos: corpo, mente e espírito. Hoje queremos falar sobre a saúde física. Em nenhuma outra época da história, o ser humano foi tão atacado por tantas doenças. Existem as já conhecidas e controladas; existem as já conhecidas e ainda sem cura pela medicina; existem as novas, que surgem a cada tempo e muitas se tornam até epidemia. O fato é que o ser humano está sempre ameaçado por esses males. E esses males mostram como nosso corpo é frágil.

O que precisamos entender é que é preciso cuidar-se. Você cuida da sua saúde? Faz exercícios físicos? Alimenta-se corretamente ou pelo menos procura ter uma alimentação saudável? Cuida do corpo? Faz os exames periódicos necessários? Dorme o tempo necessário? Descansa? Estamos no “outubro rosa”. Será que as mulheres tem consciência da importância do cuidado com a saúde? Daqui há pouco chega o “novembro azul”, numa grande campanha para que os homens façam seus exames de rotina. Enfim, como você tem cuidado de sua saúde física?

O corpo é matéria, finita e frágil. Mas enquanto estamos aqui na Terra, ele é o “templo do Espírito Santo”, a morada do Altíssimo. Portanto, precisa ser cuidado, respeitado, amado. Cada corpo traz dentro de si uma beleza e uma infinidade de significados. Cada corpo, cada ser humano, é também divino. Os corpos precisam de respeito, de cuidado, de atenção. Quando era papa, João Paulo II desenvolveu uma série de catequeses onde ele falava da “Teologia do Corpo”. Nessa catequese ele afirmava que “só o corpo é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino”. Segundo o Papa, o corpo “foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal d’Ele”. Essa era a intuição básica de suas catequeses. Veja, nessa reflexão a importância do corpo, como expressão do divino.

É graças ao convívio dos corpos, iluminados pela alma, que o mundo tem sentido. Portanto, cuide-se! Faça parte de um todo, onde a sua presença é importante, fundamental e, até decisiva. Ame-se! O amor faz de você uma pessoa forte.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus…