Pensamento da Novena 19-04-2017

0

Hoje estamos começando uma nova série de Novenas, que vai terminar no dia 14 de junho, dois dias antes de começar a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A intenção geral dessa série de novenas será “Ícone de Nossa Senhora: uma janela para o céu“. Vamos aproveitar esse tempo para conhecer melhor, ver o que significa cada detalhe. Você sabia que não é correto usar “imagem de gesso” de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro? O correto é ter nas igrejas e nas casas, o ÍCONE, o quadro, porque somente no ícone é possível ver e contemplar toda a riqueza que ele tem.

Mas o que é um ícone? A palavra “ícone” tem origem na língua grega e significa “sinal“. Quando você olha para um ícone ele te transporta para algo muito além dele. Exatamente por isso, escolhemos a palavra JANELA. Olhar para o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é como abrir uma janela para ver as coisas do céu.

E de onde veio o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro? Temos registros históricos de que no século IV ele já era contemplado na Ilha de Creta, na Grécia. E de lá se tornou conhecido pelo mundo inteiro, numa constante e crescente propagação que foi conquistando cada vez mais admiradores. O ícone original está no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roma. É uma pintura sobre madeira, mede 54cm x 41cm e, segundo a tradição foi pintado por São Lucas, o evangelista.

Vamos aproveitar as próximas quartas-feiras para ir conhecendo melhor os detalhes dessa obra de arte. Quanto mais se conhece, mais se ama e mais sentido encontra-se para a contemplação. E sempre vamos pedindo, com toda humildade: Rogai por nós, santa Mãe de Deus…