Pensamento da Novena 03-05-2017

0

 

Intenção Geral: “Ícone de Nossa Senhora: uma janela para o céu”

 

                                        PENSAMENTO

 

O olhar de Maria

 

Um dos detalhes mais fortes do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o olhar. Numa igreja ou numa simples sala, tendo na parede um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todos que estão naquele ambiente sentem-se olhados por ela. Mas não é um olhar que assusta ou condena. É um olhar que acolhe, ampara e transmite paz. Através dos olhos fortes e firmes, Nossa Senhora parece envolver-nos e consolar-nos em nossas aflições ou sentimento de insegurança.

Em 2008, numa homilia sobre Nossa Senhora, o Papa Bento XVI disse: “Maria sai ao nosso encontro como Mãe, sempre disponível para atender às necessidades de seus filhos. Mediante a luz que brota de seu rosto, transparece a misericórdia de Deus. Deixemos que seu olhar nos acaricie e nos diga que Deus nos ama e nunca nos abandona.” Veja que espiritualidade belíssima podemos tirar do olhar de Maria. Como aconselha o santo Padre, “deixemos que seu olhar nos acaricie e nos diga que Deus nos ama e nunca nos abandona.” Por isso disse no início deste texto que o fato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro olhar para todos, e ao mesmo tempo para cada um em particular, é sinal de seu carinho, de se amor e de seu acolhimento maternal.

Quando a gente se coloca nas mãos dela, sente a segurança de seus braços nos acolhendo e de seu olhar nos acalmando. Nossa Senhora nos envolve de um jeito tão afetuoso que junto dela temos forças para continuar nossos passos rumo ao Pai Eterno. Olhar para o olhar da Mãe nos dá mais segurança para invocá-la como consoladora dos aflitos ou refúgio dos pecadores. Em seu olhar encontramos sentido para a oração tão belamente pronunciada por Santo Afonso, quando disse: “Minha mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre. (…) Não me desampareis enquanto não me virdes salvo no céu!” Que essa troca de olhares que geralmente acontece quando nos colocamos diante do ícone milagroso de Maria Santíssima nos anime, nos fortaleça e nos de segurança. Não estamos sozinhos. “Deixemos que seu olhar nos acaricie.”Rogai por nós, santa Mãe de Deus…