Pensamento da Novena 10-05-2017

0

 

Intenção Geral: “Ícone de Nossa Senhora: uma janela para o céu”

Hoje estamos na quarta semana desta série de Novenas, olhando para o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como uma janela aberta para o céu. Hoje o detalhe do ícone que estamos rezando são as mãos.

No ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quatro figuras usam suas mãos: O arcanjo Gabriel apresenta a cruz a Jesus. Suas mãos trazem uma mensagem assustadora, mas real. As mãos do Arcanjo Miguel seguram a lança, mostrando pra Jesus que Ele beberá o cálice da amargura. Mãos as vezes transmitem mensagens de dor, mas reais. As mãos de Jesus se apoiam nas mãos de Maria. Mãos que se completam e se acolhem numa mistura divina. As mãos de Nossa Senhora, ao mesmo tempo são setas, que apontam pra Jesus, dizendo: “Façam tudo que meu Filho vos disser”!

MÃOS. São instrumentos ou sentimentos? Meios ou fins? Elas geram atitudes ou apenas reproduzem o que já foi gerado no coração? Mãos podem acionar bombas ou ostentar a bandeira da paz. Podem fazer carinho ou gerar gestos de violência. Podem construir um país ou serem elevadas em prece. Mãos fortes, frágeis, calejadas ou não. Mãos que acenam, que acolhem, mãos fechadas, mãos de ferro, mãos que operam, mãos que curam e restauram. Mãos ensangüentadas de Jesus, mãos feridas lá na Cruz… Mãos que as crianças abençoaram… Mãos que os pães multiplicaram, mãos…

Mas e a mão de Deus? O padre Fábio de Melo tem uma música que diz: “Sinto essa mão que comigo está quando não tenho forças. É a mão que vem me levantar quando chegam as provas. Foi essa mão que ajudou Moisés a dividir o mar em dois. É a mesma que hoje me acompanha. A mão de Deus. É a que me sustenta quando eu vou cair. É a que me dá forças para resistir. A que me alcança, que nunca falha, me move com poder. A mão de Deus”. Nossa Senhora é a janela que se abre para vermos essa Mão de Deus. Que a força da Mão de Deus esteja sobre nós e nos ensine a usar as nossas mãos para o bem, para a gentileza, para construir a paz. Assim seja. Amém.