Pensamento da Novena 17-05-2017

0


Hoje estamos na quinta semana desta série de Novenas, olhando para os detalhes do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tema de hoje são as sandálias do menino. Esse sinal, de uma sandália caindo, segurada apenas por um fio, é um dos detalhes mais intrigantes do ícone. Porque será que apenas a sandália do pé direito está caindo? Porque será que o pé de Jesus está sujo, parece manchado de terra ou lama? O que significa que a sandália está presa apenas por um fio?

Segundo os estudiosos do ícone, os pés são sinais de que somos todos peregrinos. Inclusive Jesus: veio ao mundo como peregrino, mensageiro, caminhante, profeta, anunciador da mensagem de Deus. Para isso caminhou pelas montanhas, atravessou mares e rios, andou pelo deserto, visitou pessoas e lugares. Despertou sonhos, realizou milagres e recuperou vidas. Jesus foi um andante, anunciador de uma mensagem divina. Seus pés carregavam o peso de seu corpo, mas carregavam também uma incansável missão. Seus pés calejados e cansados, sustentavam a sua decisão de seguir em frente, apesar de todas as pedras, espinhos, sofrimentos e cansaços.

Nós também somos peregrinos. Nossos pés carregam nossa história, nossas lutas, nossa peregrinação aqui na terra. Assim como Jesus, nós também gastamos nossas sandálias, na missão. Em certos momentos cansamos, nos desgastamos, calejamos nossos pés, mas seguimos caminhantes, apesar de todas as pedras, espinhos, sofrimentos e dores. Nessa luta, muitas vezes precisamos do colo da Mãe para descansar nossos pés, para reparar os estragos da sandália e para recarregar nossas forças. Que essa novena de hoje seja o momento sagrado, onde você entrega-se nos braços da Mãe, e ali encontra forças e sentido para continuar caminhando. Rogai por nós, santa Mãe de Deus…