Pensamento da Novena 21-06-2017

0

Hoje estamos começando uma nova série de novenas, que terá como intenção geral rezar “pela cura da depressão e das doenças da alma”. A depressão é um dos males de nosso tempo e está se tornando uma epidemia. Muitos não entendem como essa doença pode atingir crianças, pessoas bem sucedidas, em todos os tipos de cultura e civilização.

A Depressão é uma doença psiquiátrica, que produz uma tristeza profunda, sem fim, com sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, além de provocar distúrbios do sono e do apetite. Uma pessoa saudável, diante das adversidades, sofre, fica triste, mas supera com facilidade aquele momento. Quando a pessoa está deprimida, a tristeza não dá tréguas, desaparece o interesse pelas atividades. Estima-se que atualmente existam cerca de 350 milhões de pessoas deprimidas no mundo.

Alguns sintomas devem deixar você em estado de atenção: alteração de peso, distúrbio de sono, fadiga ou perda de energia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, pensamentos relacionados à morte, baixa autoestima, entre outras. Não significa que se você tem alguns desses sintomas, você está com depressão. É preciso buscar orientação profissional para diagnosticar o que está acontecendo.

Aqui em nossa cidade de Campo Grande e Estado de Mato Grosso do Sul, existem muitas pessoas com essa doença. São dados alarmantes. Você com certeza conhece alguém que está deprimido. Exatamente por isso nós queremos fazer esta série de novenas, as próximas nove quartas-feiras, pedindo da Mãe do Perpétuo Socorro, a “cura da depressão e dos males da alma”. Todos nós precisamos de saúde espiritual. Precisamos curar estas enfermidades, para continuarmos vivendo bem esta linda vida que Deus nos deu. Pedimos, então, com muita fé: rogai por nós, santa Mãe de Deus…