Pensamento da Novena 04-07-2017

0

AS TORMENTAS HUMANAS

Hoje estamos na terceira semana desta série de novenas rezando pela cura da depressão e das doenças da alma. Não é um problema de nosso tempo, a aflição da alma humana. Sempre houve essa tormenta. O ser humano sempre inquieto, insatisfeito, limitado, muitas vezes experimentou o vazio da existência, enfrentando os questionamentos e dúvidas que apareceram. Essa inquietação incomoda. Nem sempre estamos preparados para passar por essas tormentas, sem que fiquem marcas, positivas ou negativas.

Acabamos de ouvir no Evangelho que no tempo de Jesus também existiam esses tormentos. “Vieram ao encontro de Jesus dois homens possuídos pelo demônio. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho.” Aqueles homens estavam atormentados. Não tinham paz. Eram violentos. Eram duas vidas destruídas e necessitadas de cura. Jesus os libertou.

A depressão é uma doença que nem a ciência consegue detectar exatamente o que é. As causas possíveis incluem uma combinação de origens sociais, biológicas, psicológicas de angústia. Segundo a ciência são esses fatores que podem causar mudanças na função cerebral. A sensação de tristeza ou perda de interesse leva a alterações no sono, alteração no apetite, falta de concentração, ansiedade e, tristeza inexplicável. A base do tratamento inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

Somos seres constantemente sujeitos aos tormentos da vida. Precisamos uns dos outros. Por isso são tão necessários amores verdadeiros, amizades sinceras, apoio, confiança, solidariedade e respeito pelo outro. A vida não foi feita pra cada um levar sozinho o peso das suas cruzes. Vamos ser mais humanos, fraternos e responsáveis uns pelos outros. Do céu temos a proteção divina e o olhar carinhoso de Nossa Senhora. Que Jesus e Maria nos ajudem a superar todas as nossas aflições, para vivermos com Fé, Esperança e Amor. Assim seja. Amém.