Pensamento da Novena 12-07-2017

0

Hoje estamos na quarta semana desta série de novenas, rezando pela cura da depressão e das doenças da alma. Muito se tem falado sobre esses temas. Religião e ciência, cada uma de seu modo, tenta entender e responder às demandas cada vez maiores. O fato é que as aflições e enfermidades fazem parte da vida humana. E nem sempre sabemos lidar com elas.

Dom Eduardo Pinheiro escreveu um livro muito oportuno cujo tema é “Vida: um projeto em construção”. Num determinado momento ele coloca no livro um conto árabe que diz o seguinte: “certa vez um menino queria testar um velho sábio de sua aldeia, e falou para um amigo: vou provar pra todo mundo que esse velho não é sábio. O menino pegou, então, um passarinho nas mãos e falou para o amigo: vou pôr o passarinho aqui atrás, nas minhas costas e perguntar pra esse velho se o passarinho está vivo ou está morto. Se ele falar que está morto eu mostro o passarinho vivo. Se ele falar que está vivo, eu esmago o passarinho e o mostro morto. Portanto, ele vai errar de qualquer jeito. E o menino se aproximou do sábio e lhe perguntou: “Senhor sábio, eu tenho um passarinho aqui atrás. O senhor poderia me dizer se ele está vivo ou está morto?” E o sábio respondeu: “A resposta… está em suas mãos. Depende de você!”

Nossa vida é um projeto em construção. A vida está em nossas mãos. O que estamos rezando nesta série de novenas, é pedindo de Deus e de Nossa Senhora saúde mental, espiritual e física, para continuarmos construindo nossas histórias. Pedimos também discernimento e paciência para sermos sábios diante dos mistérios da vida. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo…