Inscrições para o Concurso de Poesia serão encerradas dia 16

0

Seguem abertas as inscrições para o VII Concurso Nacional de Poesias. O concurso é um projeto literário implantado em 14 de setembro de 2011. Atualmente, o concurso é realizado pela Associação Redentorista Filhos de Maria – AFIM, com promoção do Santuário.

Uma das novidades deste ano é o tema, que será “Natureza”. Podem se inscrever no concurso autores a partir dos 15 anos, que apresentem poemas em língua portuguesa e que residam no Brasil. Cada participante poderá concorrer com um poema, que deverá ter no máximo 30 linhas (versos).

Os cinco primeiros colocados receberão troféu, certificado e prêmios em dinheiro que vão de R$ 300,00 até R$ 1.000,00. Os demais classificados receberão certificado de participação. Os melhores poemas serão publicados em um livro que será lançado no dia 21 de novembro de 2017. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de setembro no site da AFIM e do Santuário.

Desde 2015, o concurso passou a ter nível nacional, despertando o interesse em poetas de todo o Brasil. “Começamos o concurso para fazer uma experiência e deu certo! Estamos no sétimo ano de realização, sendo o terceiro ano com abrangência nacional. Ou seja, o nome do Santuário como produtor de cultura está se expandindo, isso é maravilhoso”, declara  o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, que faz parte da Comissão Organizadora do Concurso juntamente com as escritoras Ileides Muller e Iolete Moreira.

O principal objetivo é evangelizar por meio da poesia e incentivar a prática da leitura, além de estimular o aprimoramento da produção literária, propiciar a descoberta de novos talentos e valorizar o ser humano.

Segundo a organização do concurso a escolha do tema, foi pensada para não limitar a inspiração dos participantes, que terão mais liberdade para compor seus poemas. “O poema pode versar sobre qualquer aspecto da natureza: terra, céu, água, campos, montanha, astros ou flores. E mais, a palavra “Natureza”, não precisa figurar no título ou no texto, sem limitar as inspirações poéticas dos participantes”, explica Ileides Muller.

Inscrições: O período de inscrições vai até o dia 16 de agosto de 2017, podendo ser realizadas: pelo e-mail [email protected], com dois arquivos anexados – contendo o poema com pseudônimo e outro com a ficha de inscrição preenchida  pelos correios, no endereço  Av. Afonso Pena, 488, bairro Amambai, Campo Grande/MS, CEP  79005-001 ou entregue pessoalmente na AFIM, no mesmo endereço.

O regulamento completo pode ser conferido clicando aqui