PENSAMENTO DA NOVENA

0

Intenção Geral: “Preparando o Natal com Maria”

Meus irmãos e irmãs, estamos na segunda semana dessa série de novenas, com o tema “Preparando o Natal com Maria“. Amanhã é dia de rezar pelos mortos. Mas o que é a morte, afinal?

A morte é o fim da peregrinação terrestre e a volta para o lugar de onde saímos um dia. Na morte Deus chama-nos para Ele novamente. Como dizia Santa Terezinha: “Eu quero ver a Deus, e para isso preciso fazer essa passagem. Não é morrer, é entrar na vida eterna, voltar para os braços do Pai”. A Liturgia nos ensina a rezar: “Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, no céu, um corpo imperecível”. Os que morrem na amizade com Deus, vivem para sempre com Ele, porque o vêem como Ele é (1Jo 3,2), face a face (1Cor 13,12), e são acolhidos em seu abraço redentor.

Hoje e amanhã nós estamos rezando por todos os falecidos. Cremos que todos foram acolhidos na eternidade pelo Pai porque Jesus nos ensinou que, apesar de nossos pecados, Deus é misericordioso. Onde é abundante o pecado, é superabundante a graça de Deus! (Rm 5,20). Nossos pecados são como uma gota d’água, que cai na imensidão do oceano, que é a misericórdia de Deus.

Um dia, todos nós concluiremos a nossa peregrinação aqui e faremos também essa passagem para a eternidade. Enquanto estamos a caminho, aprendamos a amar mais as pessoas, a respeitar mais a vida, a construir laços de amizade, a fortalecer os valores eternos, a sermos imagens e semelhanças de Deus. E contamos sempre com a poderosa intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Como rezamos, na oração da Ave Maria: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Rogai por nós santa Mãe de Deus…