Uma mensagem do Santuário pelo Dia Internacional da Mulher

0

Uma mensagem do Santuário pelo Dia Internacional da Mulher!

No final do século XIX e início do seculo XX muitas transformações começaram a acontecer relacionadas às mulheres: conferencias, reuniões, reflexões, celebrações, lutas por direitos. Mas foi no mês de março de 1917 que houve o principal enfrentamento, com repressão, prisão e mortes. No dia 08 de março de 1917, foi instituído o dia Internacional da Mulher. A primeira celebração aconteceu nos EUA.

No mundo existem aproximadamente 4.000.000.000 (quatro bilhões) de mulheres. Mas até hoje sofrem por serem mulheres e são tratadas de forma inferior aos homens. Os direitos são desiguais, o respeito é desigual. Há inúmeras injustiças nessa relação. Além disso elas são vítimas de maltrato, ofensas, desrespeito e explorações de todos os tipos. Parece absurdo, mas foi preciso criar em 2006, a Lei Maria da Penha, aqui no Brasil, pra dar proteção as mulheres.

Por outro lado, é visível que as mulheres são verdadeiras heroínas. Muitas cuidam sozinhas da casa e dos filhos. São pai e mãe ao mesmo tempo. Muitas lutam, estudam, conquistam seu espaço. Muitas tornaram-se grandes lideres mundiais, graças a força e determinação. Mas ainda falta muito para vivermos um mundo de irmãos e irmãs que caminham juntos, conforme o sonho de Deus.

Hoje vamos pedir à grande mulher, Maria, a Rainha, a escolhida de Deus, a Mãe de Nosso Salvador, aquela que é modelo para todos. Que ela continue protegendo a todos, principalmente as mulheres.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR