Pensamento da Novena 02-05-2018

0
 
==> Nova série de novenas tem início hoje
 
Intenção Geral: “Ver os sinais do Pai através do ícone da Mãe”
 
Hoje, dia 02 de maio, nós estamos na primeira semana desta série de Novenas que vai terminar no dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 27 de junho. Durante esse tempo, vamos procurar “Ver os sinais do Pai através do ícone da Mãe”.
 
Começamos hoje com a pergunta: O QUE É UM ÍCONE? Ícone é uma arte que se desenvolveu no oriente, no século V, e depois se expandiu até chegar a nós. A palavra ícone vem do grego e significa imagem, pintura sagrada, escrita geralmente sobre madeira. O iconógrafo (aquela que escreve ícones) se inspira através da oração, da leitura da Sagrada Escritura, e do fato de ser dócil ao Espírito Santo, para tornar visível o espiritual, o divino. Num ícone tudo é repleto de simbolismo: a expressão dos rostos; orelhas e bocas muito pequenas; olhos penetrantes. Aquele que contempla um ícone sente-se envolvido porque as cores são radiantes e transmitem uma luz que simboliza a glória divina.
 
Diante de um ícone nos entregamos à oração, contemplação, um mergulho nos mistérios divinos. Hoje, no evangelho de São João, Jesus diz: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós!”. A palavra é PERMANECER. Que a contemplação do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro te ajude a PERMANECER em Cristo, para que Ele permaneça em você. Rogai por nós, santa Mãe de Deus…