Missa solene de Santo Afonso de Ligório

0

Os missionários redentoristas do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebraram com o povo, nesta terça-feira, 31, a missa solene de Santo Afonso de Ligório, que tem o seu dia comemorado nesta quarta-feira, 1 de agosto.

Ele é um santo muito importante para o Santuário, pois foi quem fundou em 1732 a Congregação do Santíssimo Redentor, dos Missionários Redentoristas, que cuida até hoje deste Santuário. Nas intenções da missa foram colocados os quase seis mil redentoristas espalhados por todo o mundo.

Santo Afonso fundou a Congregação destinada exclusivamente à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Antes disso, Afonso havia se destacado como escritor, poeta e músico. Com apenas dezesseis anos já era advogado, tendo conseguido o doutorado em direito civil e eclesiástico, profissão em que teve grande notoriedade até deixar tudo e seguir a vida religiosa, após uma decepção: a perda de uma causa, injustamente, por influência de alguns poderosos da época.

“Santo Afonso sempre colocou todos os seus dons a serviço da evangelização. Era uma pessoa que não tinha medo de mudar de vida radicalmente. Deixou tudo para trás e foi pregar o evangelho nos locais mais afastados, onde não tinham outros padres. Que Ele nos inspire a nos colocarmos também a serviço de Deus”, declara o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves.