Servir a Deus: Um gesto de amor

0

Servir à igreja, dedicar parte do precioso e escasso tempo a Deus, doar-se às coisas de Deus, é um grande gesto de amor. Servir é uma atitude humilde. Quem serve, se preocupa em fazer bem aos outros. Quando todos servem uns aos outros, a igreja cresce e se fortalece.

Jesus traz uma mensagem na bíblia, em João 12, 26: “Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará”

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é grande o número de pessoas que servem à Deus e à igreja. São 22 pastorais, movimentos e serviços, que se dedicam ao trabalho da igreja e contam com mais de 600 voluntários, sendo que muitos servem em mais de um grupo.

A atuação é em diversas áreas e muitos começam a servir bem novos, como no caso dos servidores do altar (coroinhas), que desde pequenos se doam para o trabalho de Deus. O trabalho das pastorais, movimentos e serviços, via desde a evangelização à acolhida e animação das celebrações.

A pastoral da Acolhida é uma das que possui maior número de voluntários, com 112 pessoas servido. Esse grande grupo é necessário para melhor acolher as 30 mil pessoas que passam semanalmente pelo Santuário.

“A Pastoral da Acolhida tem por sua essência acolher os devotos em todas as celebrações, missas e eventos do Santuário, dando atenção, apoio, informações e zelando por cada um que lá está, buscando tornar aquela experiência de estar em um solo sagrado, como a mais agradável possível.  Com o crescimento da devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inclusive pelo fato de ter se tornado a Padroeira Estadual, trazendo não só devotos, mas também visitantes e turistas, a Pastoral tem tido suas funções ampliadas, dando também suporte para as demais Pastorais, Movimentos e Serviços. A Acolhida é sem dúvida a pastoral que detém maior contato com os devotos, o que demonstra a importância do servir de cada um de seus voluntários”, conta o vice-coordenador da Pastoral da Acolhida, Fábio de Matos.

A Pastoral da Música conta com 86 músicos que se revezam para animar as 31 celebrações que acontecem semanalmente no Santuário. “A música sempre esteve presente nas celebrações católicas, desde o seu início. E até hoje ela é parte importante em todos nossos rituais litúrgicos, sendo a Missa o ponto principal. Muitas pessoas conseguem através das músicas, rezar melhor, sentir a presença de Deus mais forte no coração, ou apenas silenciar e apreciar todas as bênçãos que saem das notas harmoniosas. Nas 31 Celebrações Ordinárias que temos semanalmente no Santuário, todas têm um músico escalado. E graças a dedicação voluntária desses músicos, podemos dizer que em todas as celebrações, rosas musicais são oferecidas a nossa Mãe do Perpétuo Socorro”, destaca o coordenador da Pastoral da Música, Mauro Cesar Cândido Pereira.

O Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a todos que se dedicam à igreja. Os interessados em servir em uma das pastorais, movimentos e serviços, podem entrar em contato com a secretaria para conhecer o trabalho de cada grupo e se inscrever nem um deles.

Hebreus 6, 10: “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los”.

Confira os números de voluntários por Pastoral, Movimento ou Serviço:

Pastoral da Acolhida – 112 voluntários

Apostolado da Oração – 57 voluntários

Pastoral do Batismo – 16 voluntários

Catequese – 52 voluntários

Cerco de Jericó – 27 voluntários

Pastoral do Dízimo – 37 voluntários

Encontro de Casais com Cristo – ECC – 10 voluntários

Grupo de Intercessão Anjo da Guarda – 20 voluntários

Grupo Bíblico São Clemente – 02 voluntários

Legião de Maria – 11 voluntários

Legitimação Matrimonial – 06 voluntários

Liturgia – 62 voluntários

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MECES – 100 voluntários

Mil Ave-Marias – 01 voluntário

Música – 86 voluntários

Ornamentação do Santuário – 04 voluntários

Renovação Carismática Católica -RCC – 02 voluntários

Serviço de Animação Vocacional-SAV – 14 voluntários

SEGUE-ME – 24 voluntários

Servidores do Altar – 75 voluntários

Terço dos Homens – 05 voluntários

Conferência Vicentina – Santo Afonso – 12 voluntários

TOTAL – 735

* Ao todo, são mais de 600 voluntários, mas, existem pessoas que se servem em mais de uma pastoral