Igreja inicia a celebração do Tempo da Páscoa!
Os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes são celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, como um grande domingo. Ao longo destes dias meditamos o mistério da Páscoa vivido na Igreja através dos relatos dos Atos dos Apóstolos; e os trechos dos evangelhos dominicais narram as aparições do Ressuscitado e sua figura como o Bom Pastor, assim como o discurso e oração do Senhor depois da Última Ceia.
A alegria pela Ressurreição do Senhor é tão importante para a fé cristã, que a celebração do domingo da Ressurreição se estende por oito dias, a chamada Oitava Páscoa. Por oito dias a Igreja celebra como se fosse uma única solenidade.
No sétimo domingo da Páscoa, a Igreja no Brasil celebra a Solenidade da Ascenção do Senhor, e no último domingo do tempo pascal é celebrada a Solenidade de Pentecostes, exatamente cinquenta dias após a Ressurreição, encerrando este tempo sagrado.
Durante o Tempo da Páscoa os cristãos são iluminados pela luz do Ressuscitado simbolizada pelo círio pascal, e o Aleluia ornamenta os cantos litúrgicos.