Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - MS

Destaques, Notícias, Santuário › 01/08/2018

A conversão de Santo Afonso de Ligório

Hoje celebramos Santo Afonso o fundador dos Redentoristas. Vamos olhar para o processo de conversão na vida de Santo Afonso para podermos entender melhor a mensagem de sua espiritualidade. Por que? Para purificar nosso pensamento que os santos já nasceram santos e perceber que até os santos foram imperfeitos e que precisaram de muita conversão em suas vidas como todos nós.
Afonso como um jovem foi espiritualmente doente porque ele teve um grande medo de Deus que o castigaria se ele não fosse perfeito. Isto causou nele um profundo desespero porque ele constantemente se sentiu um grande pecador e por isso logo estaria jogado no lugar mais fundo do inferno por um Deus severo e sem misericórdia. Essa doença espiritual precisou de uma conversão radical na vida de Afonso.
A conversão mais essencial em toda a vida de Afonso foi sua lenta conversão de uma visão medrosa de Deus para uma visão de um Deus que é um Deus de amor, cheio de misericórdia e de Copiosa Redenção. Ele concluiu que Deus é um “amante divino”que acolhe os pecadores e oferece-lhes o perdão total.  Deus Pai é misericordioso e quer a salvação de todos. E o que mais tocou no coração de Afonso foi que esse amor de Deus e sua misericórdia foi graça, não pode ganhar, não pode merecer, é um dom livre que sai do coração amoroso e misericordioso de Deus Pai por meio de seu filho Jesus.
Santo Afonso pouco a pouco num processo até doloroso de conversão descobriu o amor de Deus e sua graça de Redenção. Ele descobriu esse amor misericordioso de Deus contemplando três mistérios de Cristo: sua Encarnação, a Eucaristia e sobretudo a Paixão de Cristo. E Afonso ficou apaixonado por esse Deus de amor e de perdão. E sua resposta diante desse Deus “louco de amor” (Palavras dele) foi assumindo a vida sacerdotal e depois fundando a Congregação Redentorista para pregar essa mesma misericórdia de Deus aos pecadores, os mais abandonados e aos pobres na Igreja. Santo Afonso nos ensine a confiar na misericórdia de Deus e para ficarmos apaixonados por esse Deus de misericórdia e de Copiosa Redenção.  Rezemos nessa Novena que Deus mande muitas vocações aos Redentoristas. Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós…
Texto: Padre Lourenço Kearns, CSsR.

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Av. Afonso Pena, 377 - 79005-000 - Campo Grande - MS

contato@perpetuosocorroms.com.br

(67) 3384.2818 – (67) 3384.9969

AFIM

Av. Afonso Pena, 488 - Amambaí - Campo Grande - MS

assistenciasocial@afimcg.org.br

(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005

Facebook

X