Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - MS

Notícias, Santuário › 03/08/2021

Ano Jubilar do Perpétuo Socorro – 100 anos da Novena e 80 anos da Igreja

Foi celebrada nesta terça-feira (3) a missa solene de abertura do Ano Jubilar do Perpétuo Socorro: pelos 100 anos da criação da Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pelos 80 anos da inauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Durante a celebração foi aceso o círio do Ano Jubilar que irá iluminar a igreja em todos os momentos até o dia 11 de julho de 2022, quando encerra-se o ano festivo.

No presbitério também está exposto, de forma ampliada, a cópia da ata de inauguração da igreja, no ano de 1941.

No fim da celebração, foi distribuída uma lembrança aos devotos, como partilha deste momento especial.
A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas de Lara Barbosa,e contou com a presenças dos bispos auxiliar, Dom Frei Janusz Marian Danecki, e emérito, Dom Vitório Pavanello, além de missionários Redentoristas, sacerdotes de comunidades que tiveram origem a partir do Santuário, religiosos e autoridades municipais e estaduais.

História
Há quase 100 anos tinha início, na Igreja Santo Afonso em Saint Louis–Missouri, nos Estados Unidos, a Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, criada pelo missionário redentorista Pe. André Brown, no dia 11 de julho de 1922. A mesma novena que hoje se tornou tradicional em vários países do mundo.
Mato Grosso do Sul caminha junto com essa tradição. Afinal, há 90 anos, em 1930, chegavam nessas terras dois padres Missionários Redentoristas vindos da Província de Baltimore dos Estados Unidos. Francis Mohr e Alphonse Hild desembarcaram em Aquidauana/MS, e deram início à presença estável de redentoristas no Mato Grosso do Sul.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, que hoje carrega o título de Santuário Estadual e casa da Padroeira de Mato Grosso do Sul foi criada em 1939 e contribuiu para a tradição das novenas.

O Santuário Estadual chegou a celebrar 18 novenas por quarta-feira, que atraiam em um único dia cerca de 30 mil pessoas. A devoção pela Mãe do Perpétuo Socorro, motivada pelas graças e bênçãos concedidas por meio das novenas, tornou Ela a Padroeira do Estado.

Os últimos tempos têm sido difíceis para todos, com uma pandemia jamais imaginada. Mas nada irá afetar a missão dada pelo Papa Pio IX, em 1866, quando ao entregar o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro disse ao Superior Geral dos Redentoristas: “Fazei-a conhecida no mundo inteiro!”.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Av. Afonso Pena, 377 - 79005-000 - Campo Grande - MS

contato@perpetuosocorroms.com.br

(67) 3384.2818 – (67) 3384.9969

AFIM

Av. Afonso Pena, 488 - Amambaí - Campo Grande - MS

assistenciasocial@afimcg.org.br

(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005

Facebook

X