Bispos Redentoristas presentes na 53ª. assembleia geral da CNBB

0

Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida (SP), missionário redentorista, acolheu em sua casa, para um jantar, seus confrades e colegas no episcopado na noite desta segunda-feira, 20 de abril. Eles estão participando da 53ª. assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além de dom Darci, participaram do encontro: dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE); dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre (MG); dom Ceslau Stanula, bispo de Itabuna (BA); dom Marcos Piatek, bispo de Coari (AM); dom José Carlos de Oliveira, bispo emérito de Rubiataba-Mozarlândia (GO); dom Gutemberg Regis, bispo emérito de Coari (AM) e dom Joércio Gonçalves, bispo resignatário de Coari (AM).

“Momento bonito de convivência entre nós, irmãos bispos, todos redentoristas aqui na minha residência, ao lado do hotel Rainha do Brasil”, considerou dom Darci. “É um momento de convivência mesmo para partilharmos um pouco a vida, cada um contando de seus desafios e de suas realidades. E olha que estamos presentes em diversas realidades do Brasil. É um momento bom. E isso faz bem para o coração”, acrescentou.

Dom Darci ainda lembrou: “É muito bom nos encontrarmos, afinal de contas, fomos criados juntos, vivendo sempre em comunidade e agora cada um está na sua lida, no seu trabalho”. E completou: “Esses momentos, de fato, refazem as forças, recuperamos nossas energias e isso é muito bom. E somos nós: bispos redentoristas no Brasil!”.

A 53ª. assembleia geral do episcopado brasileiro está sendo realizada desde o dia 15 de abril e vai se encerrar na sexta-feira, dia 24. O tema central de reflexão do episcopado está sendo a revisão e atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil para o quadriênio 2015-2019. Os bispos também fazem eleições gerais para a Conferência. A nova presidência foi composta pelo arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, como presidente; dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA), como vice-presidente e dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília foi reeleito como secretário geral.

Além dos bispos presentes em Aparecida, outro redentorista que faz parte do episcopado no Brasil é o arcebispo do Ordinariato Militar, dom Fernando Guimarães.

Foto: Paulo Giraldi