Campanha da Fraternidade 2023 terá como tema “Fraternidade e Fome”
O lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 foi realizado na Quarta-feira de Cinzas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, com o tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), os fiéis são convocados a considerar a fome como referência para nossa reflexão e nosso propósito de conversão. O objetivo é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado relata: “O Brasil enfrenta o flagelo social e humanitário da fome, fenômeno que demonstra a incapacidade de um país em oferecer para seus filhos e filhas as condições necessárias para satisfazer o seu instinto de sobrevivência e desenvolvimento como pessoa. “Quando a sobrevivência não é atendida é a morte que acontece. Assistimos recentemente o que está acontecendo com os Yanomami”.
Em mensagem enviada pelo Papa Francisco, é de que a Campanha gere reflexões aos brasileiros. “A consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”, diz o Santo Padre.
De acordo com a Arquidiocese de Campo Grande, a Campanha é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. “Mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.