Card. Tagle: ser uma Igreja para os pobres, uma missão permanente

0

O compromisso da Igreja filipina com os pobres não acaba com o encerramento do Ano dos Pobres. É o que assegura o arcebispo de Manila e presidente da Caritas Internacional, Cardeal Luis Antonio Tagle, numa carta aos sacerdotes e aos fiéis em que os convida a participar, em 7 de novembro próximo, das celebrações conclusivas promovidas pela arquidiocese  para este ano especial convocado para 2015 pela Conferência Episcopal Filipina.

Compromisso com os pobres, uma missão permanente

“O evento será ocasião para renovar este compromisso a ser uma Igreja para os pobres, que é uma missão permanente”, ressalta o Cardeal Tagle na missiva, recordando, com as palavras do Papa Francisco, que “a pobreza é a carne de Jesus pobre, naquela criança que passa fome, naquele que se encontra doente, naquelas estruturas sociais que são injustas.”

Em primeiro lugar, os pobres precisam de respeito

O Ano dos Pobres é uma ocasião para desafiar alguns lugares comuns sobre os marginalizados da sociedade, que, como Jesus nos ensina, antes do alimento e de um teto, precisam de respeito, explicou à agência dos bispos filipinos o responsável pelo Comitê organizativo da parte da Arquidiocese de Manila, Pe. Luke Moortgart.

Este Ano dos Pobres quer ser um estímulo a focalizar a atenção sobre aquele 25{2994779fb2677c74cbeb9c01db7db08b005671351811863267611e47fcc1d79b} da população filipina que se encontra na base da escala social, oferecendo novas oportunidades de educação, trabalho e de iniciativa.

Este compromisso interpela de modo particular os católicos, chamados a se colocar da parte dos pobres e dos oprimidos, sejam eles camponeses, pescadores, operários, portadores de deficiência, prisioneiros, indígenas ou vítimas de calamidades naturais, sobretudo quando há injustiças e os direitos humanos fundamentais são negados, reiterou, por sua vez, o responsável pela Comissão arquidiocesana para os serviços sociais e o desenvolvimento, Pe Enrico Adoviso.

O Ano dos Pobres no âmbito dos “Nove anos pela Nova Evangelização”

O Ano dos Pobres foi convocado pelos bispos filipinos no final de 2014 com o slogan “Levantai-vos e colocai-vos de pé”, no âmbito dos “Nove anos pela Nova Evangelização”, a iniciativa lançada em 2013 em vista do quinto centenário da evangelização do país, a ser celebrado em 2021.

Após ter abordado o tema da formação integral à fé e do papel dos leigos, e o tema da pobreza, em 2016, em coincidência com o 51º Congresso Eucarístico Internacional – que se realizará no país asiático em Cebu de 25 a 31 de janeiro –, a Conferência episcopal refletirá sobre a ligação entre Eucaristia e família. (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here