Confira uma entrevista com padre Edilei

0

Foi eleito na manhã desta segunda-feira (09/11), em Curitiba/PR, o sexto Superior Provincial, Padre Edilei Rosa Silva, da Província Redentorista de Campo Grande. No ano passado, padre Edilei concedeu uma entrevista exclusiva à Revista do Santuário e falou sobre as vocações. Confira a entrevista.

 

Entrevista

 

Natural de Ivaiporã no Paraná, o missionário redentorista, padre Edilei nasceu no dia 23 de outubro de 1979 e sua ordenação sacerdotal foi no dia 04 de dezembro de 2010, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba no Paraná. Em 2011, ingressou na equipe missionária e, em 2012, ocupou o cargo de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada na cidade de Aquidauana no Mato Grosso do Sul.

Em 2013, padre Edilei iniciou o trabalho como Promotor Vocacional no Estado sul-mato-grossense. E o tema da entrevista especial do mês de setembro de 2014 foi sobre vocações. Na entrevista a seguir, o Provincial eleito falou sobre promoção vocacional, sobre as características do vocacionado e aconselhou os jovens que pretendem seguir esta vocação.

 

Revista Santuário – Como funciona o trabalho com a promoção vocacional?

Padre Edilei – A Animação (Promoção) Vocacional acompanha jovens que desejam ingressar a vida religiosa e consagrada. O Animador tem a missão de despertar e conscientizar a vocação que já existe no coração da pessoa. Ao despertar esse chamado de Deus, o acompanhamento acontece por volta de no mínimo um ano. O jovem começa a beber da história e carisma da Congregação bem como de si mesmo, desvendando e descobrindo a vontade de Deus para vida de cada um. O trabalho é realizado através de visitas, retiros, lições, conversas com a família, partilhas, testemunhos e convivência vocacional. Tudo enriquece essa preparação até o envio desse jovem para a primeira fase da formação. Uma observação: compõe nosso processo formativo quatro fases: Propedeutico, Postulantado, Noviciado e Juniorato.

 

Revista Santuário – Geralmente, as vocações vêm de lugares mais tradicionais, como por exemplo: dos Estados do sul do país. No nosso Estado de Mato Grosso do Sul, existem vocações?

Padre Edilei – Sim. Nosso Estado não é melhor ou pior que os demais, o que precisamos é intensificar nosso comprometimento, trabalho e dedicação em prol das vocações. É fato que a grande maioria das vocações em nosso país vem de pequenas cidades do interior e do campo. Mato Grosso do Sul não foge dessa realidade, porém é um estado recheado de jovens que são chamados por Deus a Missão. Temos jovens do Estado em três fases da formação e hoje são acompanhados 17 vocacionados, sendo esses das cidades de: Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Sete quedas, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Aquidauana e Corumbá.

 

Revista Santuário – Quais são as principais características de um vocacionado redentorista?

Padre Edilei – O Redentorista deve ser reconhecido pelo seu jeito de ser: transmitir um relacionamento saudável pessoal e comunitário, expressar um profundo e apaixonado amor a Deus Criador. Pessoa do povo, simples no agir e no falar, orante e incansável apóstolo do Evangelho. Tudo isso por amar a Cristo e confiar em Maria, a primeira vocacionada.

 

Revista Santuário – Qual seu conselho aos jovens que estão pensando ou que já pensaram em ser padre?

Padre Edilei – Confiar e colocar seu chamado – vida – na providência Divina, ter a certeza da presença do Espírito de Deus em sua vida e a consciência de ser chamado para anunciar a Boa-Nova. Buscar informações nas paróquias/santuários e meios de comunicação. Realizar o acompanhamento vocacional. Muitos jovens sentem o chamado de Deus, porém ele vai sendo confirmado na vivência pastoral e é através dessa experiência que se inicia o discernimento.

 

Revista Santuário – Quem o jovem deve procurar se deseja realmente ser padre?

Padre Edilei – O Padre de sua Paróquia, ele é e deve ser o primeiro animador vocacional. Em nosso caso Redentorista é possível uma ligação direta, pode contatar a promoção vocacional Redentorista pelo email [email protected] ou pelos telefones: (67) 3241-3086 / 9284-0924.

 

Revista Santuário – Deixe uma mensagem final aos leitores.

Padre Edilei – Queridos e amados leitores e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nossa Igreja foi desejada pelo Pai, sendo criatura do Filho e constantemente vivificada pela ação do Divino Espírito Santo, perfeita comunidade de amor. Nesse sentido, neste Santuário (em nossa Igreja) há diversidade de dons e carismas que propõe a união do povo de Deus. Muitas vezes desejamos e nos alegramos com bons e ‘santos’ padres e religiosos servidores da Igreja, mas nem sempre rezamos e pedimos por eles. Por isso, convido você e seus familiares a rezarem pelas vocações, por nossos seminaristas e padres. Movidos pela fé em Deus criador e amor aos semelhantes, rogo que Santo Afonso interceda por nós e que o Eterno Perpétuo Socorro seja nossa força e vitória. Deus vos abençoe!

 

Oração pelas Vocações

 

“Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.”

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

CAMPO GRANDE – 09/

11/15

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here