Encontro dos formadores da Conferência da Europa em Dublin

0

Entre os dias 02 a 04 de setembro, aconteceu em Dublin, Irlanda a segunda reunião de formação para promotores vocacionais. Formadores do aspirantado, postulantado, juniorato, mestres de noviços, além de outros redentoristas ligados diretamente na formação participaram deste encontro. Estiveram presentes: P. Alberto Eseverri (conselheiro geral), P. Dan Baragry (Provincial de Dublin), vinte cinco formadores de 12 unidades na Europa. O encontro foi organizado pela Secretaria de formação da Congregação.

Há 123 formandos na Europa (dados de 2015), mas eles não estão igualmente presentes nas diferentes partes da Europa. Algumas das unidades estão lutando com a escassez de formandos. As unidades com o maior número de formandos são: Varsóvia (48); Lviv (24) e Madrid (10). O Presidente do Secretariado Geral para a Formação P. Alberto Eseverri ofereceu uma explicação detalhada sobre: ​​os Decretos de Padre Geral sobre a formação inicial, a segunda e a terceira parte do Manuel para Formadores; os novos artigos para formadores e também a preparação da Coleção de Comunicandas (em relação a questões de formação).

P. Metod Lukacik (membro do Secretariado para a Formação) apresentou o Relatório do trabalho da Secretaria de Formação durante os últimos quatro anos. Os formadores de cada Unidade compartilharam suas experiências e falaram sobre suas tarefas e desafios. A maioria das sessões de trabalho foi dedicada as discussões sobre: ​​os desafios contemporâneos na formação, as possibilidades e as dificuldades no estabelecimento de comunidades de formação comuns na Europa, encontros de formação comuns para a Europa (tais como cursos de renovação espiritual antes de Votos perpétuos e Transição ao Ministério, Reuniões e Romarias de nossos estudantes, a participação na Jornada Mundial da Juventude 2016 em Cracóvia, etc.)

Os formadores falaram com grande apreciação sobre os cursos de preparação comuns antes de Votos Perpétuos que tiveram lugar durante os três anos anteriores em Tuchów (Polônia). A Vice-Província de Bratislava vai ser a anfitriã deste curso no próximo ano e de acordo com a decisão do Superior Geral o curso será prolongado e terá a duração de 4 julho – 4 agosto de 2016.

Durante a primeira reunião para todos os formadores (Cracóvia, Polônia, em 2013) os formadores decidiram que a cada segundo ou terceiro ano, eles se reunirão para discutir questões de formação na Europa. A próxima reunião dos formadores da Europa será realizada em Trois-Epis (França), em setembro 2018.

P. Jacek Zdrzałek

Presidente do Secretariado para a Formação na Europa Central

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here