Hoje a Congregação redentorista celebra 291 anos!
A Congregação foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, homem que buscava sempre a perfeição, amando Jesus e Maria, meditando o Presépio, a Cruz e a Eucaristia, além de comprometer-se com os necessitados. Mesmo como advogado de sucesso, desejava amadurecer sua conversão e após longo discernimento, entregou-se ao Evangelho através do sacerdócio e dedicando-se à pregação e à Confissão em Nápoles e nas zonas rurais.
Em umas das suas missões conheceu a Beata Maria Celeste, a qual anunciou o desejo do Senhor que Afonso deixasse Nápoles e fundasse um instituto formado por homens dedicados à evangelização. Diante da inflamação da sua vocação missionária, da experiência com os pobres e desse chamado de Deus através da Madre, deixou Nápoles e foi para Scala viver entre os pastores de cabras.
No dia 9 de novembro de 1732 fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, ao lado de cinco companheiros. Estes acabaram deixando a Congregação, mas vieram outros animados em dar a vida pela Copiosa Redenção, como o Ir. Vito Curzio, o Beato Januário Sarnelli e São Geraldo Majela.
Os Missionários Redentoristas têm como regra de vida a profecia de Isaías suscitada por Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18; Is 61,1-2a).
Hoje os 4.605 religiosos da Congregação estão presentes em oitenta países, sendo “homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso”, seguindo “o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria, abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador” (Constituição n. 20).
Neste dia especial rezemos por novas vocações redentoristas, para que a Congregação continue seu apostolado junto aos mais pobres e abandonados, e, especialmente em Mato Grosso do Sul, anunciando as glórias da Mãe do Perpétuo Socorro.