Hoje a Igreja celebra o Dia Mundial da Paz!
Este Dia foi instituído pelo papa São Paulo VI em 1967, sendo celebrado sempre em 1º de janeiro, e tendo como objetivo levar a humanidade a corresponder, através da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtora da sociedade. A cada ano o Papa dirige uma mensagem para marcar o Dia: “Inteligência artificial e paz” é o tema de 2024.
Na Mensagem o Santo Padre classifica o progresso da ciência e da tecnologia como caminho para a paz, recordando que “quando os seres humanos, recorrendo à técnica, se esforçam para que a terra se torne habitação digna para toda a humanidade, agem segundo o desígnio divino e cooperam com a vontade que Deus tem de levar à perfeição a criação e difundir a paz entre os povos”.
Francisco nos diz que a inteligência artificial só terá resultados positivos “se nos demonstrarmos capazes de agir de maneira responsável e respeitar valores humanos fundamentais”, ou seja, ver como tais formas de tecnologia penetram cada vez mais profundamente nos locais de trabalho, devendo considerar a dignidade dos trabalhadores e a importância do emprego.
Também o Papa recorda a utilização da inteligência artificial para fins bélicos e campanhas de desinformação: “encontramo-nos mais uma vez a combater a tentação de fazer uma cultura dos muros e o desenvolvimento duma coexistência pacífica e fraterna.” Mas a inteligência artificial, segundo Francisco, deve ser utilizada para promover desenvolvimento humano integral, crescimento da fraternidade humana e amizade social.
O Santo Padre conclui a Mensagem pedindo “que o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos”.
Leia a mensagem completa do Papa para o Dia Mundial da Paz 2024: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html