Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - MS

Notícias, Santuário › 26/04/2023

Hoje completam-se 157 anos da entronização do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para veneração pública pela Igreja

O Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro tem sua origem na ilha grega de Creta, no século XIII, sendo venerado desde então com grande devoção pelos cristãos. No século XV foi roubado e levado para Roma, na capital italiana o ladrão padeceu de enfermidade e pediu no leito de morte que o quadro fosse colocado em uma igreja para veneração dos fiéis. Em 1499 a família deste homem entregou o Ícone para ser venerado na Igreja de São Mateus em Roma, resultando em grande devoção e peregrinação do povo romano. Durante a Revolução Francesa a igreja foi destruída, mas os frades agostinianos, que até então eram os guardiões do Ícone, o preservaram. Em 1855 os Missionários Redentoristas passaram a morar justamente sobre as ruínas da Igreja de São Mateus, e ficaram sabendo da devoção a um ícone milagroso que ali existia.

Em 1865 o Papa Pio IX, a pedido do Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Pe. Nicolau Mauron, entregou aos Missionários Redentoristas o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, exortando estes religiosos a fazerem-na conhecida em todo o mundo. Em 26 de abril de 1866 o Ícone foi solenemente entronizado na Igreja de Santo Afonso em Roma, e desde então é venerado pelos devotos e peregrinos. A devoção à Mãe do Perpétuo Socorro espalhou-se por todo o mundo graças aos religiosos da Congregação, sobretudo na celebração da Novena em sua honra. Em 1939 o Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, pediu aos Missionários Redentoristas que assumissem a Paróquia que seria criada no Bairro Amambaí de Campo Grande, e que fosse dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Igreja Matriz da Paróquia, hoje Santuário Estadual, é guardião da réplica do Ícone original, e tem a Mãe do Perpétuo Socorro como padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul, com reconhecimento civil e pontifício.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Av. Afonso Pena, 377 - 79005-000 - Campo Grande - MS

contato@perpetuosocorroms.com.br

(67) 3384.2818 | (67) 99281-1119 (WhatsApp)

AFIM

Av. Afonso Pena, 488 - Amambaí - Campo Grande - MS

assistenciasocial@afimcg.org.br

(67) 3211.6072 | 3211.6020 | 3211.6005

Facebook

X