Palestra: Prevenção ao suicídio e promoção à Vida

0

“Prevenção ao suicídio e promoção à Vida” foi o tema da palestra realizada pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nessa terça-feira (24). O assunto foi ministrado por Rodolfo Xavier Saab. A atividade teve como objetivo discutir sobre o assunto e alertar às pessoas para identificar possíveis casos próximos delas. A palestra fez parte do Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indicam que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Hoje, no Brasil, são registrados 32 casos de suicídio diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.