Papa Francisco encontra os escuteiros da Itália

0

O Papa Francisco dedicou o final da manhã deste sábado (13/6) ao encontro, na Praça de São Pedro, com cerca de 80 mil participantes da Associação Guias e Escuteiros Católicos da Itália (AGESCI).

Aos milhares de escuteiros presentes, o Papa disse que eles “são parte preciosa da Igreja na Itália; oferecem uma contribuição importante às famílias, pela sua missão educativa entre os pequeninos, os adolescentes e os jovens.

Os pais confiam seus filhos a esta Associação porque estão cientes da bondade e da sabedoria do método dos escuteiros, baseado nos grandes valores humanos, no contacto com a natureza, na religiosidade e fé em Deus: um método que educa à liberdade na responsabilidade.

O Escutismo é baseado na religião. Neste sentido, a Associação de Escuteiros é uma daquelas que mais investem no campo da espiritualidade e da educação à fé, mediante encontros de aprofundamento bíblico e evangélico. E o Papa acrescentou:

Papa:    “Associazioni come la vostra sono una ricchezza”.

“Associações como as vossas são uma riqueza da Igreja, que o Espírito Santo suscita para evangelizar todos os ambientes e setores da sociedade. Tenho a certeza que a sua Associação pode trazer à Igreja um novo fervor evangelizador e uma nova capacidade de diálogo com a sociedade”.

Já existem muitos grupos de escuteiros plenamente integrados e atuantes na realidade diocesana e paroquial, frequentando cursos de catequese e de formação cristã. Espero, concluiu o Papa, que continuem assim!