Pensamento da Novena 01-01-2025
Intenção geral: “Com Maria peregrinamos a Jesus, nossa esperança”.
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs. Ano Novo. Repletos de esperança, juntos em comunidade fraterna peregrinamos com Jesus na busca da Paz!
Neste primeiro dia deste novo ano e celebramos a grande Solenidade de Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, implorando bênçãos sobre o novo ano.
O primeiro sentimento no início de um novo ano é o de gratidão. “A gratidão é a expressão de uma alma generosa que não se acha dona de tudo o que possui, mas sabe descobrir o que lhe foi dado por outros generosamente”.
Gratidão a Deus, reconhecendo os benefícios e graças concedidos por Ele a cada um de nós e revelados plenamente no mistério do Natal que a pouco celebramos. Gratidão a Deus, porque no menino de Belém, encontrado pelos pastores, se dá o verdadeiro encontro de Deus com toda a humanidade.
Caríssimos, para nós cristãos, repito, este novo ano começa com uma grande festa litúrgica: A Solenidade da Santa Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal. Com esta festa, renovamos a certeza de que Deus continuará a nos abençoar como fez no decorrer de toda a história.
Irmãos e irmãs que a bênção de Aarão que diz: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça brilhar a sua face e se compadeça de ti; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz” (Nm 6,24-26). Nos acompanhe todos os dias de nossas vidas. Acolher esta bênção é deixar Deus ser presença e luz no percurso do novo ano e depositar Nele toda a confiança.
De Maria, Mãe de Deus, recebemos o Salvador – Jesus. Com os pastores, somos convidados a reconhecer esta presença de Deus num Menino enrolado em faixas colocado em uma manjedoura. E uma Mãe que silenciosamente guarda todas as coisas em seu coração.
Como peregrinos da esperança iniciamos 2025, deixando que a Gratidão, a Esperança e a Paz sejam a tônica de nossa caminhada em todo o ano novo, que apenas está iniciando.
Mãe do Perpetuo Socorro, ajudai-nos a viver com gratidão e esperança todos os dias deste novo ano. Amém.