Pensamento da Novena 02-08-2023
Intenção geral: “Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação!”
PENSAMENTO
Amados irmãos, nesta primeira Novena de agosto, entramos, em comunhão com a Igreja no Brasil, mais profundamente na espiritualidade vocacional que este mês nos sugere. A própria intenção geral da Novena nos convida a voltarmos os olhos a esse respeito: Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação!
Ao ouvirmos o trecho evangélico em que Jesus conta as parábolas do tesouro, devemos nos concentrar na expressão principal: cheio de alegria. Diante do convite do Senhor e da proposta do seu Reino, tudo perde o valor, se comparado à preciosidade e à alegria de assumir a vocação cristã.
Queridos devotos, encontrar os tesouros de Deus não é privilégio de alguns, mas faz parte da vocação de todos os cristãos. E aqui no Santuário temos a alegria de contemplar um desses tesouros: o Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro. Quando dirigimos nossos olhos à nossa Mãe e Mestra devemos esquecer de nós mesmos, mergulhar na intimidade com Jesus que ela quer comunicar.
É muito fácil perder a concentração durante a Novena: é o barulho da avenida, a conversa do vizinho de banco, a mensagem no WhatsApp. Tudo isso nos afasta da contemplação do Evangelho e da sintonia do mistério de Deus. Peçamos hoje a Nossa Senhora a graça de estarmos sempre atentos às oportunidades de encontrar os tesouros do Senhor:
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!