Pensamento da Novena 02-10-2024
Intenção geral: “Com Maria, somos convidados ao banquete do Senhor. ”
PENSAMENTO
Irmãos e irmãs, ontem iniciamos o mês missionário celebrando Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Ela viveu pouco tempo entre nós, mas viveu plenamente o seu amor a Deus e às pessoas. Mergulhada inteiramente nesse amor, foi uma pessoa simples e humilde. Sua fidelidade em seu pequeno caminho espiritual foi constante dia após dia. Viveu apenas nove anos como carmelita, morrendo aos 24 anos de idade. Deixou-nos entre muitos exemplos o de viver intensamente o amor de Cristo em cada dia.
Por isso com Maria, somos convidados para o banquete do Senhor. Hoje na celebração dos Santos Anjos da Guarda, somos exortados pelo Papa Francisco a assumir o mandato missionário: “Ide e convidai”: a missão como ida incansável e convite para a festa do Senhor
Irmãos e irmãs convêm recordar que os servos tinham sido já enviados para transmitir a mensagem do rei aos convidados (cf. 22, 3-4). Daqui se deduz que a missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus. A missão é incansável! Deus é grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para chama-lo à felicidade do seu Reino, apesar da indiferença ou da recusa.
Assim Jesus Cristo, bom pastor e enviado do Pai, andava à procura das ovelhas perdidas do povo de Israel e desejava ir mais além para alcançar também as ovelhas mais distantes (cf. Jo 10, 16). Quer antes quer depois da sua ressurreição, disse aos discípulos “ide” envolvendo-os na sua própria missão (cf. Lc 10, 3; Mc 16, 15), sem se cansar nem desanimar perante dificuldades e obstáculos, a fim de cumprir fielmente a missão recebida do Senhor.
Jamais esqueçamos que como cristãos, devotos da Mãe do Perpetuo Socorro, somos chamados a tomar parte da missão a participar do banquete da Igreja. Cada um de nós com o seu testemunho evangélico é chamado a testemunhar o evangelho em seu ambiente, a fim de que como Igreja saiamos continuamente com o Senhor e Mestre rumo às «saídas dos caminhos», às encruzilhadas do mundo atual.
Santa Terezinha do Menino Jesus intercedei por nós junto à Mãe do Perpetuo para que não tenhamos medo de sair ao encontro de nossos irmãos e irmãs nas encruzilhadas da vida. Amém.