Pensamento da Novena 03-07-2024
Intenção geral: “Dai-nos, Senhor, a alegria de buscarmos novos caminhos para ser Igreja”.
PENSAMENTO
Estimados devotos da Mãe do Perpetuo Socorro, durante oito semanas suplicamos: “Dai-nos, Senhor, a alegria de buscarmos novos caminhos para ser Igreja”.
Hoje na festa de São Tomé temos muito para agradecer. Cantamos as glorias da Mãe do Perpetuo Socorro em nosso novenário. Quantas bênçãos foram derramadas. Mais uma vez contemplamos a nossa Mãe sempre atenta às nossas necessidades. Mãe que nos motiva a buscarmos novos caminhos para ser Igreja.
Vamos hoje nos deixar levar pela Palavra de Deus que há pouco ouvimos.
Meus queridos irmãos e irmãs há momentos na vida em que não estamos no lugar certo. Não estamos presentes quando acontece algo importante. E nos lamentamos depois. Foi o que aconteceu com São Tomé. Precisamente quando ele mais precisava experimentar o amor de Jesus, tocar suas feridas, escutar suas palavras, receber sua paz…esteve ausente.
Tomé havia abandonado tudo para seguir Cristo. Ele amava Jesus, mas, agora que tanto precisava dele, o Senhor não estava presente, e Tomé não sabia o que fazer. Sua vida não tinha mais sentido. E, ainda por cima, os outros ficavam dizendo que tinham visto o Senhor. Creio que foram os oito dias mais difíceis da sua vida. Ele se sentia sozinho. E ele desejava, com todas as suas forças, acreditar e estar com Jesus.
Irmãos e irmãs Jesus sempre volta, sempre nos surpreende. Após oito dias, Tomé estava presente. Todos estavam lá. E Jesus voltou porque amava Tomé. Olhou para ele com ternura. Viu o quanto Tomé precisava dele. Viu a necessidade que ele tinha de tocar para crer – não só na ressurreição, mas no seu amor. E então, Jesus, se adaptou a sua pequenez. E Tomé o tocou. Aproximou sua mão. Reconheceu o Senhor em suas feridas e teve a graça de professar a sua fé no Cristo Ressuscitado, exclamando: “Meu Senhor e meu Deus”.
Encerrando as nossas reflexões neste serie de novenas peçamos, mais uma vez à Mãe do Perpetuo Socorro para que como diz uma antiga canção: que eu possa estar no meu lugar, quando o Senhor passar. Amém