Pensamento da Novena 04-11-2020
Estamos na sexta semana da Novena rezando a intenção geral: “Com Maria, em família, anunciamos o poder da esperança”.
O anúncio do poder da esperança envolve muitas renúncias e colocar o amor a Deus acima de tudo (cf. Lc 14,25-27). A escuta do Evangelho de hoje nos chama a atenção a fim de que cada pessoa possa avaliar suas capacidades em relação as exigências do Reino e as renúncias inerentes a esse chamado.
O texto de hoje começa dizendo que muita gente acompanhava Jesus. E o que significa ir com Jesus? Significa assumir, construir e lutar para que a mensagem da esperança chegue a todos.
Consequentemente, isto exige separação, radicalidade e realismo. Se estamos convencidos de que somos uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, e de que é necessário um estado permanente de missão, como nos orienta a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nosso compromisso com a esperança serve para que não deixemos roubar o entusiasmo missionário, nem a alegria da evangelização, nem a nossa própria comunidade.
Que a Mãe do Perpétuo Socorro interceda por toda a Igreja, a fim de que nos coloquemos sem cessar em estado permanente de missão como missionários do evangelho da esperança.
Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por Nós!