Pensamento da Novena 05-03-2025
Intenção geral: “Peregrinamos como Maria o caminho da esperança e da conversão. ”
PENSAMENTO
Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, novamente Deus nos chama a vivenciar a Quaresma. Desta vez, porém, com o apelo especial a louvá-lo pela beleza da Criação, a fazer um caminho decidido de conversão.
A cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escolhe um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.
Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, mas também pelos 10 anos de publicação da carta encíclica Laudato Si e pela recente publicação da exortação Apostólica Laudato Deum, e pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, foi escolhido o temaFraternidade e Ecologia Integral, e o lema: Deusviu que tudo era muito bom, retirado do Livro do Gênisis.
Reflitamos, neste início da Quaresma, sobre a Indulgência. A Indulgência é uma das formas através das quais a Igreja nos concede a graça, diante das nossas fraquezas, para que possamos alcançar uma conversão profunda e eficaz, eliminando a marca negativa que os pecados – nossos ou dos outros – deixaram no mundo.
Para isso, devem-se observar os seguintes critérios: o sincero arrependimento dos pecados através do sacramento da Penitência; participar da santa Missa e receber a Sagrada Comunhão sem qualquer apego ou pecado, e rezar nas intenções do Papa. Ou ainda, estando em estado de graça, fazer a adoração ao Santíssimo Sacramento por um tempo maior, concluindo com a oração do Pai Nosso e a Profissão de Fé; ou também rezar a Via-Sacra, o Rosário dedicar-se à meditação de textos sagrados. E, finalmente, a graça da Indulgência pode ser obtida para si mesmo, ou em favor das almas do Purgatório.
Neste caminho de conversão e esperança, simbolizado pelas cinzas em nossas cabeças, peçamos que a Mãe do Perpétuo Socorro interceda em nosso favor. Amém.