Pensamento da Novena 06-12-2023
Intenção geral: “Vinde, por Maria, ó Príncipe da Paz! ”
PENSAMENTO
Queridos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, iniciamos no último domingo um novo Ano Litúrgico, estamos no Tempo do Advento, a fim de nos preparamos para as solenidades do nascimento e da manifestação do Filho de Deus, mas que também nos convida a voltamos os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo na consumação do tempo.
A partir desta semana pedimos com mais força e insistência: Vinde, por Maria, ó Príncipe da Paz! E o trecho do Evangelho de hoje traz a imagem do banquete do Messias, o enviado e ungido por Deus para redimir seu povo: a vinda de Jesus inaugura os tempos messiânicos, simbolizados pela cura dos enfermos e o saciamento dos famintos.
Segundo o evangelista Mateus esta é a segunda multiplicação dos pães. Jesus agora está cercado dos pagãos: o banquete de fartura que o Senhor prepara é para todos. Para saciar a humanidade, em todos os sentidos, que o Príncipe da Paz, ao encarnar-se e imolar-se por nós, permanece conosco através do seu Corpo e Sangue no sacramento da Eucaristia.
Mas se o Senhor voltasse agora e nos perguntasse: quantos pães tendes? Será que partilharíamos o nosso maior tesouro que é a fé em Cristo, anunciando aos outros a obra de redenção do Pai? Ou esconderíamos os pães nos cestos que entrelaçam nosso egoísmo e autossuficiência? Peçamos, amados irmãos e irmãs, a graça de vivermos à espera do Natal do Senhor com presentes de gratidão, conversão e paz:
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!