Pensamento da Novena 07-04-2021
Estamos na primeira semana da novena que se estende até o dia 2 de junho, rezando a intenção geral: “Com Cristo Ressuscitado e Maria, somos testemunhas da vida eterna e da paz”.
Nesta quarta-feira da oitava da Páscoa, a liturgia da Palavra nos mostra que para sermos testemunhas da vida eterna e da paz é preciso reconhecer o Cristo na escuta da sua Palavra e no partir o pão (cf. Lc 24,13-35).
São duas ações que se complementam, são indissociáveis e fundamentam toda a liturgia da Igreja Católica: escutar o ensinamento de Jesus para depois receber a sagrada eucaristia. Escutar a Palavra de Deus, e a partir dela orientar nossa vida é também uma maneira de comungarmos diária e espiritualmente.
Por isso, nas Novenas realizadas aqui neste Santuário, é celebrada a Liturgia da Palavra, com o Cântico da Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho e um breve pensamento, para depois os fiéis poderem receber a Eucaristia. Portanto, a estrutura celebrativa das Novenas segue o modelo do Evangelho que ouvimos: deixar ressoar a voz de Jesus e reconhecê-lo ao partir o pão sagrado.
Assim, nos tornaremos pessoas cada vez mais iluminadas pela luz de Cristo, e confortados pela promessa da ressurreição. O auxílio de Nossa Senhora jamais nos falte, para que no entardecer de nossa vida, não nos sintamos abandonados e fracassados.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.