Pensamento da Novena 09-08-2023
Queridos devotos da Mãe do Perpétuo Socorro, Rainha e Padroeira de Mato Grosso do Sul, hoje, na celebração do sexto dia da Novena, e iluminados pela prece Maria, Mãe e Mestra, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação! Jesus se encontra com a mulher cananeia. Esta pede um milagre, mas o Senhor, em um primeiro momento, recusa.
É importante sabermos que a centralidade da missão de nosso Senhor na terra se limitava ao povo judeu, mas repleto de misericórdia para com toda a humanidade, Jesus abriu uma exceção a essa mulher pagã. Esta verdadeira luta entre a mulher e o Filho de Deus é um exemplo concreto do que o Senhor nos manda: pedi, procurai, batei sem cessar!
A nossa vocação cristã só produz frutos abundantes, se alicerçada na confiança em Deus, na coragem de não desistir e não abandonar o barco da Igreja, pois é ela que anuncia o Evangelho da redenção a todos os povos. A Igreja não separa os seres humanos como filhos e cachorros, como as potências do mundo fazem, mas os une como destinatários da salvação.
Hoje, amados irmãos e irmãs, tomemos o exemplo da mulher cananeia, que mesmo diante do sofrimento de sua filha, não desanimou, mas acendeu uma esperança maior de ser escutada pelo Senhor. Que diante do Ícone de nossa Mãe e Mestra, peçamos a graça de pedir sempre ao seu Filho aquilo que tem sentido para o seu Reino aqui na terra:
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!