PENSAMENTO DA NOVENA 10-02-2021
Estamos na segunda semana da série de novenas rezando a intenção geral: “Com Maria, renovados na fé, nos comprometemos com o amor e o perdão”.
Comprometer-se com a renovação da fé evita que nos tornemos apegados as aparências e superficialidades. Deus se interessa por aquilo que somos e nas coisas que saem do coração humano.
Podemos até disfarçar bem nossos pensamentos, sentimentos e emoções, enganando a nós mesmos e as pessoas, mas o que sai do coração é o que nos define.
O Evangelho de hoje (cf. Mc 7,14-23) coloca como ideia central as atitudes do ser humano. Por uma visão míope da realidade e da religião, muitas pessoas que deveriam estar no caminho do paraíso, se prendem a superficialidades em vez de ir direto ao centro da proposta de Deus.
Os versículos 20 a 23 deste Evangelho esclarecem bem esse problema: o que nos torna impuros diante de Deus são as coisas que falamos e fazemos, pois elas vêm de dentro de nós e revelam o que está no nosso coração.
Um coração repleto de maldades só pode produzir coisas que agridem a vida. Portanto, a Liturgia da Palavra de hoje nos ensina a distinguir as situações para podermos agir corretamente, de acordo com a vontade de Deus.
Amar, perdoar e ter fé são essenciais para a purificação do nosso coração, e assim poder ver a Deus, como nos diz uma das bem-aventuranças (cf. Mt 5,8).
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.